Mais uma vez com um dia de dois jogos simultâneos, hoje tivemos a conclusão do Grupo B. A Espanha derrotou a Albânia por 1x0 em um jogo calmo e sem muitas chances claras, enquanto a Itália e a Croácia empataram em 1x1 no outro confronto do dia. Com isso, Espanha está classificada em primeiro lugar, a Itália em segundo, e a Croácia está oficialmente eliminada da Eurocopa 2024. Certamente é a maior decepção do torneio (pelo menos na fase de grupos).
Albânia 0x1 Espanha
Começando pelo duelo entre os espanhóis e os albaneses, foi um jogo mais calmo e sem graça, vide o resultado final de 0x1. A Espanha já estava classificada e pôde tirar o pé desse último jogo da fase de grupos, tendo até mesmo o luxo de poupar alguns de seus principais jogadores (Rodri, Lamine Yamal, Morata, Pedri, Fabián, Le Normand e Carvajal) e fazer testes experimentando outros (como o Ferrán Torres - autor do gol -, Jesús Navas, Dani Olmo, Zubimendi, Grimaldo, e mais). O único jogador espanhol que continuou no time titular foi o zagueiro Aymeric Laporte. Enquanto isso, a Albânia levou o jogo muito a sério, pois para eles era necessário vencer a Espanha para se classificar para o mata-mata. Não aconteceu. Com 12 minutos de jogo, Ferrán abriu o placar com um bonito gol de perna ruim, batendo na trave e entrando no outro canto.
A Espanha se classificou em primeiro lugar, sendo a única seleção nessa Euro a vencer todos os jogos e confirmando seu favoritismo no Grupo B. O próximo jogo será dia 30/06 (domingo) e ainda não há adversário confirmado. Basta saber se os espanhóis conseguem manter o nível e continuar vencendo até a final.
Croácia 1x1 Itália
Uma triste eliminação croata foi o que marcou a noite europeia. Um gol nos acréscimos finais do jogo, marcado pelo ponta italiano Zaccagni, foi o suficiente para acabar com o sonho da Croácia de seguir vivo na Eurocopa. É frustrante pois a Croácia vinha com um bom time e tinha sim chances de bater nas fases finais da competição, mas teve azar contra a Espanha e sofreu gol de empate aos 90+5' e aos 90+8' contra Albânia e Itália respectivamente. Nos dois últimos jogos não se sabe se foi azar ou desatenção, o que é certeza é que por pouco a equipe liderada por Luka Modrić não passou para a próxima fase.
Foi uma partida mais legal que a outra do dia, principalmente o segundo tempo. Aos 54 minutos foi marcado um pênalti para a Croácia após um toque de mão da defesa italiana, mas o Modrić desperdiçou a cobrança graças à uma bela ponte do goleiro Donnarumma. Para a sorte do icônico meio campista do Real Madrid, segundos depois do pênalti, foi cruzada uma bola na área italiana e ela sobrou nos pés dele mesmo, que não perdoou e abriu o placar para o país balcânico, extravasando na comemoração. A partir daí a Itália precisou correr atrás de um resultado para confirmar sua classificação, e o gol só foi sair no último lance. Zaccagni no resgate, levando a Itália ao mata-mata e desolando os croatas.
Agora a Itália só jogará no sábado, dia 29/06, às 13h do horário de Brasília. O adversário italiano nas oitavas de final da Euro 2024 será a Suíça, que tem uma defesa muito sólida e dará trabalho. Será um jogo apertado e não existe um favorito para passar, só descobriremos na hora.
