Inglaterra cheia de problemas e Áustria líder do grupo - Análise da terça, dia 25/06

     Dessa vez tivemos 4 jogos da Euro em um único dia! A rodada final da fase de grupos para os grupos C e D, decidindo quem passa para as oitavas de final e quem fica para trás. Nesse caso, Sérvia (decepção) e Polônia são os eliminados. Áustria se tornou a grande líder do grupo mais difícil do torneio, deixando a França na segunda colocação e a Holanda na terceira, graças à uma bela vitória de virada por 3x2 pra cima dos holandeses. A França continua nessa sequência medíocre e jogando feio, hoje com um resultado de 1x1 contra a lanterninha Polônia. Nos jogos das 16h os placares foram 0x0 e as atuações igualmente sonolentas. Inglaterra líder e a Dinamarca em segundo lugar por um motivo inusitado, número de cartões. Os dinamarqueses tiveram menos cartões do que a Eslovênia, que terminou em terceiro por causa de um amarelo que um membro da comissão técnica levou, desempatando a disputa. Sérvia lanterna - se esperava muito mais dessa seleção que possui bons jogadores mas que não conseguiram render coletivamente.





Áustria 3x2 Holanda

     O único jogo realmente empolgante de hoje foi o duelo entre Áustria e Holanda, dois países que estão em boa forma e prometem fazer um bom torneio. Os austríacos abriram o placar logo cedo, com um bonito gol contra de carrinho do atacante holandês Malen aos 6 minutos de jogo. O primeiro tempo foi mais equilibrado e terminou 1x0 para a Áustria, mas logo na volta do intervalo o atacante do Liverpool Cody Gakpo empatou o jogo com menos de 2 minutos. Não demorou muito para o Schmid recolocar a Áustria na frente no placar, com um gol de cabeça aos 59' de jogo. A partir daí a Holanda pressionou e correu atrás do empate, que veio a sair aos 75' com gol do Memphis Depay, o maior artilheiro da história do país, mas 2 minutos após o VAR confirmar o gol o meia Sabitzer colocou um ponto final no jogo marcando o gol da vitória e da classificação/liderança da Áustria.
    Foi uma vitória importante pois dia 2 de julho a Áustria enfrentará a Turquia nas oitavas de final da competição. Caso passasse em segundo teria que enfrentar a Bélgica de Kevin de Bruyne e companhia. Entretanto, mesmo passando em terceiro, a Holanda deu sorte e seu adversário será a Romênia no mesmo dia.

França 1x1 Polônia

     O jogo foi bem calmo e tranquilo, principalmente o primeiro tempo. A França bem devagar controlando o jogo enquanto a Polônia montou um bloco baixo e jogou em contra-ataques. Os dois gols saíram no segundo tempo, com Mbappé abrindo o placar de pênalti e Lewandowski, também de pênalti, empatando o jogo aos 80 minutos e derrubando os franceses para o segundo lugar.
    A França foi uma das grandes decepções da fase de grupos. Não conseguiu se impor contra nenhum adversário mais forte (hoje contra a Polônia até que sim, mas mesmo assim não saíram com a vitória), e os únicos 2 gols marcados foram: um gol contra do zagueiro Wober no 1x0 em cima da Áustria e o gol de pênalti do Mbappé hoje. Durante os 3 jogos não conseguiram criar grandes chances em geral e quando conseguiram, foram desperdiçadas pelos seus 2 principais jogadores - Mbappé e Griezmann. Já a Polônia não tinha muito o que fazer, deu azar de cair no grupo da morte e contra 3 países muito fortes.

Eslovênia 0x0 Inglaterra

    Em um jogo sem gols e sem oportunidades claras, o placar ficou no 0x0 e ambas seleções se classificaram para o mata-mata. Resultado positivo para a Eslovênia que se classificou para o mata-mata de uma competição internacional pela primeira vez em sua história, ainda por cima no aniversário de 33 anos de sua independência da Iugoslávia. No mata-mata seu adversário será Portugal. Já a Inglaterra se deu bem por ter terminado em primeiro e enfrentará a Eslováquia nas oitavas.
     Se quiserem ir longe na Euro 2024 a Inglaterra precisará mexer em suas peças e fazer novos testes, isso se o técnico Southgate deixar a teimosia de lado e experimentar outros jogadores e mudar alguns atletas de função. Na mídia inglesa o que mais se pede é o recuo do Bellingham para jogar ao lado do Declan Rice e a mudança do Phil Foden para a posição de meia atacante - ele vem jogando nessa função de camisa 10 pelo Manchester City, mas para encaixar jogadores mais populares no English Team o treinador optou por escalá-lo na ponta esquerda. Com isso o atacante do Newcastle Anthony Gordon seria o novo ponta esquerda da equipe. Na reta final hoje o Foden moveu para o centro do campo e a Inglaterra melhorou, agora é ver como a Inglaterra será escalada nas oitavas de final.

Dinamarca 0x0 Sérvia

    Em mais um jogo chato, Dinamarca e Sérvia também empataram em 0x0 e deram um fim às partidas de hoje. O Grupo C termina a fase de grupos sem gols na rodada final e sendo o grupo com menos gols marcados.
    A Dinamarca se classificou em segundo lugar sem vencer um jogo sequer, apenas empatou as 3 partidas disputadas e enfrentará a Alemanha nas oitavas de final. A Sérvia ficou pelo caminho.