Liverpool pinta a Inglaterra de vermelho! - Premier League 2024/25

    Com destaque de Salah, o Liverpool é o campeão da Premier League 2024/25! Confira o resumo do fim da temporada do futebol inglês, prêmios, equipe do ano, e muito mais.



    Foto: https://www.premierleague.com/news/4298796



   O Liverpool levantou neste domingo (25 de maio) o troféu da Premier League pela segunda vez em sua história. A primeira vez, em 2020 naquela campanha histórica com Klopp, não contou com o apoio de todos seus torcedores, visto que a pandemia não permitia torcedores nos estádios nem a tradicional volta de ônibus pela cidade mostrando o troféu aos fãs. Dessa vez, os 'reds' conseguiram comemorar com toda sua torcida um título muito merecido. Apesar de ser apenas o 2° troféu na era Premier League (que se deu início em 1992), com essa conquista, o Liverpool empatou com o Manchester United em número de títulos da liga inglesa em toda a história (20), seguidos por Arsenal (13) e Manchester City (10).
    É preciso dar o devido valor aos jogadores que fizeram isso acontecer, mas claro, sem esquecer do trabalho espetacular que o técnico holandês Arne Slot já chegou fazendo no clube. Desbancar Pep Guardiola e ultrapassar Mikel Arteta, sendo campeão em sua primeira temporada na Inglaterra é um dever muito difícil - ainda mais em um momento que era considerado de reformulação após a saída do lendário Jurgen Klopp. O primeiro semestre de Mohamed Salah é a consolidação de seu nome entre os melhores jogadores da história da liga, apesar da queda de rendimento nos meses finais. Se tivesse mantido o nível, seria indiscutivelmente um dos três candidatos à Bola de Ouro, e se também fosse mais longe na Champions League, seria o favorito ao prêmio. Também é preciso destacar a temporada que fez o Mac Allister. Um espetáculo de jogador que não é tão valorizado quanto mereceria ser - extremamente constante e domina quase todos os meio de campo que enfrenta. Organiza, desarma, arma, chuta, marca, assiste... Muito completo. É realmente difícil de imaginar a equipe do Liverpool sem o craque argentino no meio.
    No restante da tabela da Premier League vimos o Nottingham Forest e o Aston Villa caírem fora da zona de classificação para a Champions League na última rodada, sendo superados por Arsenal, Manchester City, Newcastle e Chelsea. O Tottenham, apesar de terminar em 17° (última posição fora da zona de rebaixamento), também jogará a UCL por conta do título da UEFA Europa League. Aston Villa e Crystal Palace (pelo título da FA Cup) disputarão a UEL, e o Forest a Conference League. Portanto teremos 9 times ingleses competindo em torneios continentais na 2025/26 (sendo 6 na UCL!), o maior número já visto de equipes da mesma liga disputando competições europeias no mesmo ano.
    Na zona de rebaixamento, os mesmos clubes que subiram no ano anterior. Southampton, Ipswich Town e Leicester City vão disputar a segundona novamente, enquanto Leeds United, Burnley e Sunderland voltam à elite inglesa para tentar quebrar a maldição que vem se repetindo cada vez mais, dos promovidos serem rebaixados em seguida sem conseguir competir com os times da Premier League.


Premiação - Premier League

  •   Melhor jogador: Mohamed Salah (Liverpool).
  •   Melhor jovem jogador: Dean Huijsen (Bournemouth).
  •   Artilheiro: Mohamed Salah - 29 gols em 38 jogos
  •   Líder de assistências: Mohamed Salah - 18 assistências em 38 jogos
  •   Gol da temporada: Omar Marmoush (Man City) - vs Bournemouth
  •   Equipe da competição (3-2-3-1):
          GOL: Mats Sels (Forest)
          ZAG: Van Dijk (Liverpool), Murillo (Forest) e Gvardiol (Man City);
          MEIO: Caicedo (Chelsea), Mac Allister (Liverpool), Bruno Fernandes (Man United) e Matheus Cunha (Wolves);
          ATA: Salah (Liverpool), Isak (Newcastle) e Mbeumo (Brentford).

Banco: Flekken (GOL - Brentford), Huijsen (ZAG - Bournemouth), Kerkez (LE - Bournemouth), Gravenberch (VOL - Liverpool), Tielemans (MC - Villa), Damsgaard (MEI - Brentford), Gibbs White (MEI - Forest), Cole Palmer (PD - Chelsea), Wissa (ATA - Brentford).