A FA Cup chega ao fim após o título inédito do clube londrino. Este foi o primeiro troféu de expressão a ser levantado pelo Crystal Palace em toda sua história, um grande momento para o sul de Londres.
Foto: https://news.sky.com/story/crystal-palace-celebrate-historic-fa-cup-win-after-victory-over-manchester-city-13369809
Crystal Palace 1x0 Manchester City
O Crystal Palace se consolidou como o grande campeão da Copa da Inglaterra após vencer o Manchester City de Pep Guardiola por 1x0. Uma vitória que teve uma gigantesca contribuição do goleiro Dean Henderson, que fez a performance da sua vida na final, do Eberechi Eze que possui uma das histórias mais gratificantes e de maior superação do futebol inglês e fez o gol decisivo, e também graças ao trabalho impecável de Oliver Glasner desde que chegou ao Palace. Os 164 anos de história competindo na Inglaterra foram recompensados com o primeiro troféu de relevância do clube. Sim, isso mesmo, a tradicional equipe do sul de Londres jamais havia sido campeã de um torneio. O maior troféu que eles levantaram no passado foi o da segunda divisão inglesa, que não é considerado título de expressão. Foi uma temporada longa para os 'eagles', que passaram por maus momentos nos primeiros meses, mas desde janeiro começaram a se recuperar, deixando a zona de rebaixamento com várias vitórias na Premier League e fazendo história ao eliminar Fulham, Aston Villa e Manchester City para serem campeões da FA Cup, a Copa da Inglaterra.
A boa fase, originada da melhora no futebol praticado desde a chegada do técnico austríaco Oliver Glasner no comando do clube (abril de 2024), os recompensou com um troféu e com a classificação para a próxima Europa League. O elenco - que já é ótimo -, agora deve contar com novos reforços já que disputar competições europeias e ganhar títulos trazem ainda mais dinheiro ao caixa. Se além de contratarem novos jogadores eles conseguirem manter o Glasner, os zagueiros Guéhi e Lacroix, os meias Wharton e Eze, e o atacante Mateta, a expectativa é ver o Crystal Palace disputando na parte de cima da tabela por mais vagas europeias na Premier League 2025/26.
Foto: https://news.sky.com/story/crystal-palace-celebrate-historic-fa-cup-win-after-victory-over-manchester-city-13369809
Premiação - FA Cup
- Melhor jogador: Eberechi Eze (Crystal Palace).
- Melhor jovem jogador: Nico O'Reilly (Man City).
- Artilheiro: Josh Magennis (Exeter City) - 6 gols em 4 jogos
- Líder de assistências: Jack Grealish (Man City) - 3 assistências em 5 jogos
- Equipe da competição (4-2-3-1):
ZAG: Castagne (Fulham), Van Hecke (Brighton), Lacroix (Palace) e O'Reilly (Man City);
MEIO: De Bruyne (Man City), Elliot Anderson (Forest) e Wharton (Palace);
ATA: Eze (Palace), Rashford (Aston Villa) e Asensio (Aston Villa).