Repleto de surpresas - incluindo o tropeço de vários europeus e invencibilidade dos clubes brasileiros -, a primeira rodada do não tão esperado, mas bem apreciado 'Super Mundial' chegou ao fim.
Foto: https://br.bolavip.com/ao-vivo/fluminense-x-borussia-dortmund-ao-vivo-onde-assistir-jogo-em-tempo-real-pelo-mundial-de-clubes
As expectativas não eram tão altas para esse novo formato do Mundial - pelo menos globalmente. Já aqui no Brasil, sempre esteve claro o valor que é dado para essa competição, e agora não seria diferente. Os brasileiros começaram bem o torneio, com vitórias de Flamengo e Botafogo, e empates de Fluminense e Palmeiras. Importante detalhar que esses empates foram contra Borussia Dortmund e Porto, respectivamente, e os brasileiros foram superiores em ambos os jogos. Ainda na América do Sul, o River Plate venceu com tranquilidade, e o Boca Juniors vencia o Benfica até os minutos finais do jogo, quando teve um jogador expulso e tomou o empate. É possível notar, pelo comportamento dos torcedores e de fãs de futebol em geral, um movimento que parece uma rivalidade continental. América latina contra a Europa, de certa forma. Torcedores latinos unidos torcendo contra os times europeus, e vice versa. O que se sabe, de qualquer forma, é que a Copa do Mundo de Clubes está tendo ainda mais sucesso do que se esperava nessa primeira semana e também parece estar ajudando a reputação e a marca do futebol brasileiro (que já vinha numa crescente por conta da vinda de grandes jogadores da Europa, como Memphis, Payet, Neymar, Thiago Silva, Jorginho, Danilo, etc). Essa edição do Mundial tem apenas dois clubes ingleses: Chelsea e Manchester City. Chelsea disputa o torneio por conta da Champions League vencida em 2021, e o City se classificou quando foi campeão em 2023. Ambos estrearam vencendo: Chelsea 2x0 LAFC e Manchester City 2x0 Wydad Casablanca. No Chelsea, vimos Liam Delap estrear saindo do banco e dando uma bela assistência com um cruzamento perfeito para o gol do Enzo, e também a linda assistência do Nicolas Jackson para o Pedro Neto - que marcou o primeiro gol e foi o melhor em campo. Pelo lado do City, o Guardiola escalou um time bastante ofensivo com a estreia de Cherki (que não jogou bem) e Reijnders (jogando mais recuado do que está acostumado, na posição do Rodri, e foi um dos melhores em campo). Com um gol, uma assistência e uma atuação sublime de Phil Foden, que ao que tudo indica deve voltar a jogar seu melhor futebol, o City venceu com tranquilidade.
Dentre os jogos mais interessantes nessa primeira rodada, podemos destacar a goleada de 10x0 do Bayern em cima do Auckland City (com destaque de Muller, Olise e Musiala), o 4x0 do PSG em cima do Atlético de Madrid, o Boca Jrs 2x2 Benfica e o Fluminense 0x0 Dortmund. Apesar do Auckland ser um adversário de nível menor, o Bayern vem muito forte e é um dos 3 favoritos ao título, assim como o Paris Saint-Germain. O Boca surpreendeu. Houveram momentos do jogo em que a vitória do tradicional clube argentino parecia certa, mesmo sendo contra um Benfica praticamente todo titular. Um jogo de 4 gols, 3 expulsões e cheio de reviravoltas. O jogo da rodada.
Foto: https://br.bolavip.com/ao-vivo/fluminense-x-borussia-dortmund-ao-vivo-onde-assistir-jogo-em-tempo-real-pelo-mundial-de-clubes
Premiação - Rodada 1
- Melhor jogador: Olise (Bayern).
- Melhor jogador sub-21: Oscar Gloukh (Salzburg).
- Atual artilheiro: Jamal Musiala (Bayern) - 3 gols em 1 jogo.
- Atual líder de assistências: Olise - 2 assistências em 1 jogo.
- Gol da rodada: Oscar Gloukh vs Pachuca.
- Equipe da rodada 1 (3-4-3):
ZAG: Otamendi (Benfica), Sergio Ramos (Monterrey) e Léo Pereira (Flamengo);
MEIO: Conceição (Juventus), Phil Foden (City), Vitinha (PSG) e Jhon Arias (Fluminense);
ATA: Olise (Bayern), Kolo Muani (Juventus) e Musiala (Bayern).