Em mais um dia de Eurocopa, acompanhamos três jogos que apesar dos placares parecidos, foram na realidade muito diferentes um dos outros. Entre Sérvia e Eslovênia o resultado foi um empate de 1x1, com gol no finalzinho da partida. No outro jogo do Grupo C a Inglaterra se apresentou mais uma vez com uma atuação decepcionante e sonolenta, empatando em 1x1 com a Dinamarca, que por sua vez conseguiu jogar bem e em certas partes do jogo até mesmo dominar os ingleses. No último jogo do dia, a Espanha amassou e venceu a Itália por 1x0, se mantendo na liderança do Grupo B.
Eslovênia 1x1 Sérvia
A Eslovênia, que não é conhecida no futebol por ter grandes jogadores mas ainda assim consegue juntar três ou quatro jogadores um pouco famosos (principalmente o grande goleiro Jan Oblak, do Atlético de Madrid), deu bastante trabalho para a melhor Sérvia dos últimos anos. Um primeiro tempo equilibrado fez o jogo ir para o intervalo ainda no 0x0, mas aos 69' o lateral direito Karnicnik abriu o placar para os eslovenos. A partir daí, a Sérvia dominou a partida e criou ótimas oportunidades de marcar o gol de empate, mas por incompetência própria eles não conseguiam balançar a rede. Demorou, e como demorou... Mas aos 95 minutos de jogo, em uma cobrança de escanteio, o centroavante reserva Luka Jović empatou o jogo cabeceando pro fundo do gol.
Agora a Eslovênia ocupa a terceira colocação do Grupo C com 2 pontos, e enfrentará a Inglaterra no próximo jogo da fase de grupos. Enquanto isso, a Sérvia segue na lanterna mas com 1 pontinho. O empate de hoje permite que os sérvios ainda estejam vivos na disputa pela classificação. Caso tivessem perdido, já estariam eliminados.
Dinamarca 1x1 Inglaterra
Novamente a Inglaterra se apresenta com uma atuação vergonhosa. E dessa vez ainda pior do que na primeira rodada da Eurocopa 2024. Conseguindo marcar o gol cedo no jogo (Harry Kane aos 18 minutos), se sentiram confortáveis demais com o resultado, até o ótimo volante dinamarquês do Sporting, Morten Hjulmand, acertar um chute fortíssimo e perfeito de muito, mas muito longe no cantinho do goleiro Pickford. Um golaço que está entre os mais bonitos dessa edição. A partir daí, os ingleses tentaram chegar algumas vezes com Phil Foden e Bukayo Saka, que foram os dois melhores britânicos em campo, mas por azar o gol não saiu. Foden chegou a acertar a trave de fora da área e o Saka fez boas jogadas pelo lado direito, mas hoje não foi o dia. Rice e Bellingham estiveram muito abaixo do nível que um jogo de Eurocopa exige. Aos 69', quando a Inglaterra precisava marcar para ganhar o jogo, o técnico Gareth Southgate tirou seus três melhores jogadores - Foden, Kane e Saka - e colocou atletas de segundo escalão europeu, que apesar de serem bons, obviamente não são do nível dos três primeiros. Desde então a Inglaterra só conseguiu finalizar uma única vez nos últimos 25 minutos. Nesse período a Dinamarca dominou os ingleses e mostrou muita qualidade, com várias finalizações e quase virando o placar em algumas ocasiões. Grande partida do volante Hojbjerg e do meia Eriksen.
Apesar do péssimo e chato futebol apresentado sempre que entra em campo, a Inglaterra está classificada para a fase de mata-mata, enquanto a outra vaga do grupo está em aberto para os outros três times.
Espanha 1x0 Itália
Domínio absoluto dos espanhóis. 20 finalizações contra 4 dos italianos, o placar não refletiu o que a partida realmente foi. Com grandes atuações de Yamal, Cucurella, Fabián Ruíz, Rodri e Nico Williams, a Espanha venceu a Itália por 1x0 (gol contra logo no início do segundo tempo do grande zagueiro Calafiori, em um lance de azar) e segue disparada na liderança de seu grupo. Mais uma atuação de gala, que agora coloca a Espanha como principal favorita ao título da Eurocopa 2024 ao lado da Alemanha.
É preciso falar sobre Lamine Yamal. Aos 16 anos ele já é um dos melhores jogadores do Barcelona, da Espanha, e um dos melhores - senão o melhor - atacantes pelo lado direito do planeta. É muito talento e muita noção de jogo para um adolescente. Seria muito legal ver a Espanha campeã tendo esse garoto como destaque do time.
O próximo jogo da Itália será frente à Croácia, que precisa vencer para ter chances de classificação, portanto darão a vida em campo e dificultarão o jogo para os italianos. A Espanha, já classificada, pega a pequena Albânia, que está na mesma situação dos croatas - na necessidade de uma vitória.