Nessa sexta-feira tivemos mais 3 jogos da segunda rodada da Eurocopa, sendo eles: Eslováquia 1x2 Ucrânia, Polônia 1x3 Áustria e França 0x0 Holanda. Dentre eles, a primeira vitória da Ucrânia e da Áustria no torneio, e a primeira partida a terminar sem gols. Os grupos vão ficando cada vez mais embolados, e a fase de grupos acabará logo logo - dia 26 de junho.
Eslováquia 1x2 Ucrânia
Finalmente os ucranianos conseguiram reencontrar um futebol decente. Uma boa equipe como essa jamais poderia perder de 3x0 para a Romênia, mas aconteceu, então agora precisam correr atrás de resultados nos outros dois jogos. O primeiro deles contra a Eslováquia, e depois contra a Bélgica. O duelo contra os eslovacos também não foi fácil, tendo sofrido um gol logo cedo no jogo (Schranz, aos 17 minutos) e complicando o decorrer da partida. Mas principalmente a partir do segundo tempo os ucranianos conseguiram aplicar alguma pressão e aos 54' o meio campista Shaparenko empatou o jogo e deixou tudo aberto. A Ucrânia manteve um bom ritmo, criando boas chances e também experimentando com chutes de longe e cruzamentos, e aos 80 minutos o gol da virada saiu. O atacante Yaremchuk, que tinha entrado em campo há poucos minutos, marcou um gol importantíssimo que pode acabar classificando seu país para o mata-mata da Euro (dependendo do resultado com a Bélgica).
Polônia 1x3 Áustria
A realidade é que a Áustria vem praticando uma das melhores performances de futebol por seleções. Partidas agradáveis de se assistir, recheadas de chances de gol, e com jogadores muito interessantes. A começar pelo Sabitzer, meio campista versátil e experiente que já jogou em grandes clubes como Bayern de Munique, Manchester United, RB Leipzig, e agora está no Borussia Dortmund. Sua capacidade de organização de jogo e criação de chances é incrível - ainda mais quando é treinado por um técnico do nível de inteligência do brilhante Ralf Rangnick.
Na última partida os austríacos haviam perdido para a França por um pequeno e azarado detalhe, um gol contra que decidiu um disputadíssimo jogo - que terminou 1x0. Mas para bater de frente à frente com essa talentosa seleção francesa é preciso muito futebol, algo que foi demonstrado. Hoje a Áustria conseguiu mostrar no placar o que foi a partida em campo. Em uma jogada ensaiada de lateral, Trauner abriu o placar logo cedo (aos 9') para a Áustria, e o centroavante Piatek empatou o jogo para a Polônia vinte minutos depois. Após o gol de empate, o resto do primeiro tempo não teve mais lances muito importantes. A volta do segundo tempo mostrou um equilíbrio digno de um jogaço, com chances para os dois lados e chutes sendo disparados, mas quem soube aproveitar melhor foi a seleção austríaca, com o ótimo meia Baumgartner acertando um chute colocado e rasteiro no canto do goleiro Szczesny e desempatando o jogo. Pouco tempo depois, aos 78 minutos o Sabitzer ganhou um pênalti e o atacante Arnautović matou o jogo, aumentando a vantagem para 3x1 e levando merecidos 3 pontos para a Áustria, que enfrentará a Holanda na terceira rodada e no mínimo um empate seria bom.
Holanda 0x0 França
E aqui surgiu o primeiro 0x0 do torneio! As duas melhores defesas presentes nesse torneio se enfrentaram e deram origem à um jogo sem gols, o que é compreensível. A França não pôde contar com Mbappé hoje, que ficou no banco e não entrou devido à sua lesão no nariz contra a Áustria. Ele já estará disponível para enfrentar a Polônia na terceira rodada e usará uma máscara preta.
Foi um jogo devagar, nenhuma das seleções se sentiram na obrigação de vencer e o empate satisfazia ambas, portanto ninguém se arriscou tanto assim. Aqui aconteceu a segunda polêmica de arbitragem dessa Eurocopa, quando o jovem meia atacante Xavi Simons chutou colocado na bochecha da rede francesa e o gol acabou sendo anulado. O gol não valeu pois na teoria o ala Dumfries, em posição de impedimento, teria atrapalhado o goleiro Maignan de pular pra bola, mas na prática não havia a menor chance do francês defender o chute até porque ele ainda estava se levantando da defesa do outro chute. Mas a regra fria diz que é preciso sempre defender o goleiro em lances assim, portanto apesar de toda a polêmica que gerou, o gol foi anulado.
Agora a França e a Holanda estão empatadas na liderança do grupo e tudo se resolverá na última rodada. Os franceses ainda não marcaram nessa Euro, o único gol da seleção foi um gol contra de um zagueiro da Áustria, então se a França quiser ser campeã precisará melhorar muito ofensivamente. A volta do Mbappé pode ser chave para isso, mas até ele perdeu um gol claro contra os austríacos.
