Arsenal dispara na liderança! Quem busca? - Rodada 10 (PL 2025/26)

    Os gunners engataram 9 vitórias seguidas em todas as competições, dispararam na liderança da Premier League e estão a viver sua melhor fase. Ainda longe, o Manchester City de Guardiola acena no retrovisor.

   Foto: https://www.espn.com.br/futebol/premier-league/artigo/_/id/15898493/gyokeres-quebra-jejum-premier-league-arsenal-vence-burnley-aumenta-vantagem-lideranca // Getty Images


    O início de temporada do Arsenal é espetacular, são 14 vitórias, 1 empate e 1 derrota em todas as competições. Os únicos tropeços da equipe de Mikel Arteta foram contra Liverpool e Manchester City, times que naturalmente dão mais trabalho e costumam disputar o título da liga. Nesse fim de semana o Arsenal enfrentou o Burnley fora de casa e venceu por 2x0 com gols de Rice e Gyokeres, assim engatando 9 vitórias seguidas e disparando na liderança da Premier League. Com as chegadas de Eze, Zubimendi, Gyokeres, Hincapié, Madueke, Mosquera e Norgaard, os gunners se reforçaram tanto na qualidade dos onze titulares quanto na profundidade do elenco - e assim o Arsenal, que já vinha sendo um dos candidatos ao título da PL há 3 anos, se consolida hoje como o grande favorito a levantar o troféu da edição 2025/26. Com a repentina má fase do Liverpool, causada pela falta de encaixe das peças compradas na janela de verão (Isak, Wirtz, Ekitike, Frimpong, Kerkez), ainda não está claro se algum time desafiará a campanha do Arsenal. Nas últimas semanas o Pep Guardiola parece ter recuperado o bom futebol do Manchester City ao recuar Phil Foden para a função de 'camisa 8', com Cherki, Doku e Haaland mais avançados. Esse quarteto ofensivo acompanhado de Nico González e Rodri pode fazer o City voltar a disputar o campeonato inglês. Mas está longe, pois ainda é uma equipe muito irregular. A vitória por 3x1 sobre o Bournemouth nessa rodada é um ponto alto da equipe, resta saber manter o nível com a mesma consistência e segurança que o Arsenal vem demonstrando nos últimos meses.
    Na rodada 10 o Tottenham enfrentou o Chelsea e saiu derrotado por 1x0 dentro de casa, com um bonito gol do brasileiro João Pedro após uma jogada que demonstrou toda a raça e a qualidade que o Caicedo tem para recuperar a bola. Ambas equipes londrinas estão empatadas na 6° posição com 17 pontos e uma campanha igual, e acima das duas, Sunderland e Bournemouth surpreendem e assumem o 4° e o 5° lugar, respectivamente. Já o Liverpool, que vinha de cinco derrotas seguidas, conseguiu ganhar do Aston Villa por 2x0 com gols de Salah e Gravenberch, e agora é o 3° colocado da Premier League.
    Enquanto isso, na zona de rebaixamento começamos a ver um padrão de times se formar: Wolverhampton, Nottingham Forest e West Ham. O Wolves, que confiou no trabalho do treinador Vitor Pereira, conquistou apenas dois pontos após dez jogos e a direção optou pela demissão do português ex-Corinthians e Flamengo. Ainda sem um substituto. E o Nottingham Forest, que temporada passada foi destaque no campeonato, teve uma grande queda esse ano causada por um desentendimento entre o dono do clube - Marinakis - e o bom técnico Nuno Espírito Santo. Ange Postecoglou foi o sucessor dele, teve uma péssima passagem com zero vitórias e seis derrotas em oito jogos, e já foi trocado pelo tradicional e ultrapassado inglês Sean Dyche. Nuno acabou assumindo o comando do West Ham com o objetivo de tirá-los da zona de rebaixamento, e nessa rodada venceu o Newcastle por 3x1. A dança das cadeiras movimenta a parte de baixo da tabela, e entre esses três, o West Ham dançou melhor. É um cenário muito preocupante principalmente para Wolves e Nottm Forest.



Destaques da semana

  •   Melhor jogador: Granit Xhaka (Sunderland);
  •   Melhor jovem (sub-21): Nico O'Reilly (Man City);
  •   Melhor performance coletiva: Manchester City;
  •   Gol da semana: Lucas Paquetá vs Newcastle;
  •   Equipe da semana (4-3-3):
          GOL: Vicario (Tottenham)
          ZAG: Wieffer (Brighton), van Hecke (Brighton), van Dijk (Liverpool) e O'Reilly (Man City);
          MEIO: Rice (Arsenal), Lucas Paquetá (West Ham) e Xhaka (Sunderland);
          ATA: Cherki (Man City), Haaland (Man City) e Diego Gómez (Brightonm).