Guardiola na retranca? Martinelli no resgate! - Rodada 5 (PL 2025/26)

   A rodada dos empates, gols, expulsões e retrancas. Arsenal e City empatam com gol de Martinelli no final, United derrota um Chelsea incapaz de criar, Liverpool vence clássico contra Everton, e mais.

   Foto: https://www.estadao.com.br/esportes/futebol/martinelli-marca-cobertura-impede-vitoria-city-arsenal/?srsltid=AfmBOopsl2KDmNgiqWnzDTMATdMlTuW8SggqPXrYBkackolR1ZFMrRs7


     A rodada 5 da Premier League 2025/26 foi repleta de empates. Metade das dez partidas viu os times terminarem iguais, e curiosamente esse é o maior número de empates no mesmo fim de semana desde... a rodada 5 da Premier League 2024/25 - onde há exatamente um ano, Manchester City e Arsenal também empatavam! Enfim, na quinta rodada desse ano vimos o City do Guardiola estacionar o ônibus na defesa para tentar proteger o 1x0 em cima do Arsenal, o Chelsea entregar o jogo com quatro minutos, Liverpool vencendo um clássico, Brighton e Tottenham travando uma partida eletrizante, e mais.
     Começando por Arsenal 1x1 City, onde houve um cenário um tanto quanto inusitado. Abrindo o placar cedo em Londres - aos 9 minutos com um gol do Haaland -, o City foi cedendo cada vez mais o controle da bola, e chegou num ponto em que a equipe de Pep já havia substituído todos seus jogadores ofensivos por defensores. A única exceção era Savinho, que foi inofensivo como uma válvula de escape. O Arsenal controlou o jogo no Emirates, mas ainda assim tinha dificuldades para criar oportunidades mais concretas, e apenas nos acréscimos do segundo tempo conseguiu a chance que tanto buscou. Aos 90+3' o brasileiro Gabriel Martinelli recebeu um lançamento espetacular do meia Eze, e não desperdiçou: com muita calma encobriu o goleiro Donnarumma, que tem quase dois metros de altura, empatou o jogo, e foi comemorar com a equipe. Com esse resultado o Arsenal volta para a vice-liderança e segue buscando o líder Liverpool, enquanto o City cai para a 9° posição.
    Em Manchester vimos o Chelsea ser derrotado logo com quatro minutos de jogo. Em um lançamento do Manchester United, o atacante Mbeumo sairia na cara do gol mas o goleiro Robert Sánchez saiu mal e fez uma falta fora da área, impedindo a chance e sendo expulso. O técnico Maresca foi muito mal nas substituições, tirando os pontas Estêvão e Pedro Neto para colocar o goleiro Jorgensen e o zagueiro Adarabioyo. Pouco tempo depois, o United abriu o placar, e outra substituição foi feita: sai Cole Palmer e entra o volante brasileiro Andrey Santos. Numa formação tática de 5-3-1, com um jogador a menos, fora de casa, e sem seus principais criadores, era claro que o Chelsea não arrumaria nada. O jogo terminou 2x1 para os 'red devils', já que as escolhas do Enzo Maresca sacrificaram os 'blues' num ponto onde o único objetivo era não ser goleado. Abdicou de jogar e consequentemente suas únicas - e poucas - finalizações vieram de bolas paradas.
    Para finalizar, o Liverpool seguiu na liderança após vencer o clássico contra o Everton por 2x1, com gols de Gravenberch e Ekitiké. E em Londres, Tottenham e Brighton empataram em 2x2 num jogo muito pegado. Os jovens Ayari e Minteh marcaram belos gols pelo Brighton, enquanto Richarlison e van Hecke (gol contra) fizeram os dos Spurs.
    





Destaques da semana

  •   Melhor jogador: Gravenberch (Liverpool);
  •   Melhor jovem (sub-21): Minteh (Brighton);
  •   Melhor time: Leeds United;
  •   Gol da semana: Gabriel Martinelli vs Manchester City;
  •   Equipe da semana (4-3-3):
          GOL: Karl Darlow (Leeds)
          ZAG: Neco Williams (Forest), Mukiele (Sunderland), Chris Richards (Palace) e Matty Cash (Aston Villa);
          MEIO: Wharton (Palace), Gravenberch (Liverpool)e Stach (Leeds);
          ATA: Iwobi (Fulham), Ekitiké (Liverpool) e Doku (Man City).