E hoje começa a Copa América! Nessa edição, além dos países da América do Sul, a competição também contará com 6 países da CONCACAF - organização que engloba países da América do Norte e Central. Os novos participantes são: Estados Unidos (o país-sede), México, Canadá, Costa Rica, Panamá e Jamaica.
O último torneio foi em 2021, sediado no Brasil, e teve a Argentina como campeã, muito lembrada por ter sido o primeiro título do lendário Lionel Messi pelo seu país.
Os favoritos ao título são:
- Argentina: a atual campeã do mundo chega mais uma vez como favorita ao título. Tendo batido 3 das últimas 4 finais da Copa América, a equipe liderada por Messi está mais motivada e acostumada à competições internacionais do que nunca visto antes, e usarão em seu uniforme o patch dos 3 títulos que eles conquistaram desde 2021 - Copa América, Finalíssima (duelo entre o vencedor sul-americano e europeu, no caso foi aquele baile de 3x0 em cima da Itália), e a Copa do Mundo. O time que tem Lionel sempre será o favorito, portanto os primeiros da lista precisam ser os argentinos.
- Uruguai: a seleção uruguaia também deve chegar muito bem esse ano. A mudança de treinador é um dos principais motivos para isso, já que o grande Marcelo Bielsa é um revolucionário no futebol e vem praticando um bom futebol e conseguindo resultados. São 9 vitórias, 4 empates e 2 derrotas nos últimos 15 jogos. Também é importante lembrar que o Uruguai foi a última seleção a vencer a Argentina, que parece ser imbatível atualmente, por um placar de 2x0. Mesmo placar que eles venceram a seleção brasileira no jogo anterior (ambos no final de 2023). Eles contam com o bom atacante Darwin Nuñez, os pontas Pellistri e Facundo Torres, os meio campistas Ugarte e Bentancur, e os defensores Nahitán Nández e Giménez. Uma equipe que praticando um futebol coletivo e entretedor, pode beliscar uma final e talvez o troféu.
- Brasil: é verdade que a seleção brasileira não vive seu melhor momento. Em um processo de reconstrução após a Copa do Mundo, perdendo Neymar para lesões, tirando nomes conhecidos como Casemiro, Gabriel Jesus e Thiago Silva do time, o Brasil tem jogadores diferentes e um pouco desconhecidos para quem não acompanha tão de perto o futebol moderno. Apesar de ser o grande favorito para a Bola de Ouro, o Vinícius Júnior ainda não mostrou a que veio na seleção, e se tem um momento para crescer, é agora durante a Copa América.
Possível zebra:
- Colômbia: a seleção colombiana vem de uma boa sequência e bons amistosos pré-Copa América, goleando por exemplo os Estados Unidos por 5x1 e a Bolívia por 3x0. Já são 23 jogos de invencibilidade, com 18 vitórias e 5 empates. Dentre essas 18 vitórias, tiveram grandes times como Espanha, Brasil e Alemanha que foram derrotados pelos colombianos. Os principais destaques deles são: Luís Díaz, Sinisterra, James Rodríguez, Jhon Córdoba e Jhon Arias. É uma equipe interessante pois conta com vários jogadores do futebol brasileiro, portanto nós reconheceremos vários dos atletas colombianos durante a Copa América. Seria legal vê-los chegando à final do torneio.
Palpites de prêmios individuais:
- Melhor jogador: Lionel Messi é o grande favorito, sem dúvidas. Vinícius Júnior caso o Brasil seja campeão, e em um cenário onde o Uruguai ganhe, o Darwin Núñez pode levar o prêmio, mas ainda assim é difícil.
- Melhor jovem (sub-20): Endrick é o favorito disparado. Savinho, da seleção brasileira pode surpreender a nosso favor. Kendry Páez do Equador e Enciso do Paraguai também são jovens muito talentosos.
- Artilheiro: Messi, Darwin Núnez e Endrick devem disputar este prêmio.