No início da segunda rodada da fase de grupos da Eurocopa 2024, tivemos Croácia 2x2 Albânia, com o time do Sylvinho surpreendendo a todos que assistiram e arrancando um ponto da Croácia ao fazer um primeiro tempo superior. Gjasula, volante da Albânia, criou um novo recorde - que será apresentado no texto sobre o jogo, ainda neste artigo. Depois desse empate, a Alemanha não decepcionou, e ao dominar o adversário e controlar o jogo a todo momento, a vitória parecia inevitável. 2 a 0 em cima da Hungria, que com 2 derrotas em 2 jogos está deixando a desejar por enquanto. Para completar o dia, no jogo das 16 horas a Suíça empatou com a Escócia por 1x1, com um gol que certamente estará na disputa de gol do torneio.
.png)
Croácia 2x2 Albânia
No jogo que a bola rolou às 10 horas no horário de Brasília, a Croácia novamente não fez uma atuação muito boa, pecando em aspectos cruciais do jogo e sofrendo o empate no último minuto do jogo. Com um gol logo cedo (Qazim Laci, aos 11 minutos), a Albânia ficou à frente no placar durante o primeiro tempo inteiro e poderia facilmente ter aumentado sua vantagem caso tivesse aproveitado uma boa oportunidade que tiveram. Os croatas voltaram para a segunda etapa mais acordados e ligados no jogo, conseguindo empatar em 1x1 aos 74', com gol do atacante Kramarić, e virar o jogo 2 minutos depois, com gol contra do Gjasula - que tinha entrado no jogo aos 72' quando seu país ainda ganhava a partida. Dessa forma, um dos recordes que ele quebrou foi o seguinte: pela primeira vez na história da Euro um jogador entrou na partida saindo do banco e marcou um gol contra. Não é uma das melhores estatísticas para ter no seu currículo não é mesmo? Porém, se ontem houve destaque para o recorde que o Cristiano quebrou de Euros disputadas, hoje precisamos dar destaque em dobro para o albanês, já que ele bateu dois diferentes. Aos 95', no último minuto, a Albânia conseguiu empatar o jogo após o volante Gjasula se redimir e balançar a rede croata, se tornando o segundo jogador na história a marcar um gol contra e um à favor na mesma partida (a última vez tinha sido o tcheco Anton Ondrus contra a Holanda em 1976). 2x2 no placar, um empate emocionante para os albaneses que não estão acostumados a ver seu país em grandes torneios como esse.
No dia seguinte a Espanha enfrentará a Itália para fazer o segundo jogo do grupo, mas por enquanto a ordem segue igual, já que os dois que jogaram hoje haviam perdido na estreia e hoje empataram. Na última rodada da fase de grupos ambas seleções terão uma última chance, e precisarão da vitória para se classificar. O problema é: a Albânia enfrenta a Espanha, e a Croácia enfrenta a Itália. Não serão jogos fáceis, muito pelo contrário.
Alemanha 2x0 Hungria
Com certa tranquilidade, a Alemanha bateu a Hungria por 2x0. Mais uma vitória sólida para a equipe do Nagelsmann, que a cada jogo que passa afirma mais ainda seu favoritismo para vencer o torneio. Kimmich com uma atuação primorosa, Kroos jogando bem, e Gundogan sendo o melhor em campo. Com esse meio de campo fica muito difícil imaginar um cenário onde a Alemanha não tenha superioridade e não consiga dominar o adversário que seja.
Jamal Musiala, que já havia marcado na estreia, foi quem abriu o placar, logo aos 22 minutos de jogo. Os alemães continuaram trocando passes e tentando balançar a rede húngara mais uma vez, mas o primeiro tempo terminou assim mesmo. Aos 67', Gundogan chutou cruzado no cantinho e aumentou pra 2 a 0, matando o jogo de vez. Havertz e Wirtz, destaques da Alemanha naquele baile pra cima da Escócia, hoje não estiveram no seu melhor.
Dessa forma, a Alemanha é a primeira seleção a garantir sua classificação para o mata-mata da Euro 2024. Assim como a Suíça, que já está praticamente garantida na próxima fase. A Hungria segue decepcionando, pois era esperado que eles conseguissem jogar um futebol mais empolgante e chegassem a conquistar alguns pontos. O próximo jogo dos húngaros será contra a fraca Escócia, e quem vencer deverá se classificar como um dos 4 melhores terceiros colocados. O empate eliminará os dois.
Suíça 1x1 Escócia
Na partida das 16h a Suíça empatou com a Escócia num jogo de ritmo um pouco menor em relação à maioria dos jogos que temos acompanhado na Eurocopa 2024. O meio campista do Manchester United Scott McTominay abriu o placar para os escoceses logo aos 13 minutos, dando uma vantagem merecida para o país que vinha tentando jogar mais. Mas o problema foi que logo depois do gol, a seleção da Escócia ficou muito confortável com a vantagem e deixou a Suíça tomar controle e ditar o ritmo da partida. E foi assim que logo aos 26', o gol de empate saiu. Com um lindo chute de fora da área do experiente ponta Xherdan Shaqiri, que a esse ponto já se tornou um grande ídolo - talvez um dos maiores futebolistas - marcado na história da Suíça. A partir do gol de empate, parece que as duas seleções não tiveram tanta urgência em buscar a vitória, e o nível caiu consideravelmente. O jogo acabou desse jeito, 1x1 e tudo aberto no Grupo A. Todos ainda com chance de classificação.