Neste domingo, dia 16, tivemos mais uma vez 3 jogos para acompanhar, com menos gols do que ontem e mais pessoas dormindo, graças à Sérvia 0x1 Inglaterra - jogo que algumas pessoas tiveram o desprazer de assistir. A Holanda venceu a Polônia por 2x1 de virada, em um jogo eletrizante, e a Eslovênia empatou em 1x1 com a Dinamarca.
Polônia 1x2 Holanda
No melhor jogo do dia, a Polônia abriu o placar logo cedo - aos 16 minutos - com gol do Buksa, mas essa vantagem não durou muito já que Gakpo empatou o jogo ainda no primeiro tempo. Após o intervalo o jogo continuou com um ritmo alto, mas o gol da virada da Holanda saiu já na reta final, aos 83', com o camisa 9 Wout Weghorst aproveitando a única oportunidade que teve, dessa forma desanimando um pouco os poloneses. Ainda assim, a Polônia quase chegou a empatar o jogo no último lance, com um chute de muito longe do Nicola Zalewski, que acertou em cheio o ângulo do gol holandês, mas o goleiro defendeu com muita classe.
Foi uma partida equilibrada e recheada de chances de gol, incluindo uma grande atuação do goleiro holandês Bert Verbruggen, que joga no Brighton. O zagueiro/lateral holandês do Manchester City Nathan Aké também jogou muito bem, deu a assistência pro primeiro gol e criou a jogada do segundo - além de todas as recuperações defensivas, sendo um dos melhores em campo.
Como esses times fazem parte do Grupo D, ainda precisamos ver o duelo de amanhã entre França e Áustria para ver como fica o grupo, mas é justo dizer que a Holanda conseguiu um bom progresso à caminho da classificação.
Eslovênia 1x1 Dinamarca
Com um primeiro tempo devagar e um segundo tempo mais empolgante, tivemos um empate de 1x1 no segundo jogo do dia. A Dinamarca teve muita superioridade na primeira parte, enquanto seu adversário mal saiu de trás, assim tendo um gol do experiente Christian Eriksen que abriu o placar para os dinamarqueses. Foi um gol muito especial, pois o meio campista tinha sofrido algo muito grave na abertura da Euro passada, um caso onde ele conseguiu sobreviver por pouco após seu coração parar no meio do jogo contra a Finlândia, na Eurocopa 2021. 3 anos e 4 dias depois, ele foi o autor do primeiro gol da Dinamarca na Euro seguinte. Merecido! Enfim, no segundo tempo a Eslovênia melhorou muito e conseguiu encontrar o caminho do gol aos 77 minutos, com um golaço de fora da área do Erik Janza.
As duas equipes não são as favoritas para os jogos seguintes contra a Sérvia e a Inglaterra, então para se classificar seria importante uma vitória hoje. Como o jogo se resultou num empate, agora a Dinamarca e a Eslovênia terão que buscar vencer os ingleses ou os sérvios no próximo jogo. Situação complicada.
Sérvia 0x1 Inglaterra
Inglaterra consegue a vitória sobre a Sérvia em um jogo com poucas chances, finalizações e defesas. O futebol burocrático do Southgate é cansativo para o telespectador, que muitas vezes se entedia com atuações feias como a de hoje. Harry Kane, centroavante inglês, deu apenas 2 toques no primeiro tempo inteiro, mesmo com a Inglaterra dominando a posse de bola.
Porém, se deu para tirar alguma coisa do jogo de hoje foi que mesmo em partidas fisicamente pesadas e que exigem mais controle do jogo e raça, a Inglaterra consegue o resultado. A Sérvia tem um time muito bom, forte em questões físicas, boa em bolas paradas, e não costumam desperdiçar suas chances - também né, tendo Mitrović e Vlahović como atacantes, dois dos melhores centroavantes do mundo, converter suas chances é o mínimo. Bellingham marcou o gol da vitória ainda no começo do jogo, e o English Team optou por segurar o resultado e batalhar pela bola o resto da partida, ao invés de tentar arriscar na criação de oportunidades. Ficou claro também o medo dos ingleses de perder a bola e ceder contra-ataques pois Zivković e Kostić pelos lados do campo oferecem muito perigo considerando a velocidade e a qualidade de seus cruzamentos.
Agora a Inglaterra lidera o Grupo C, com a Dinamarca e a Eslovênia empatadas na segunda colocação e a Sérvia na lanterna. É esperado que a Sérvia consiga a classificação pro mata-mata, então olho neles e na próxima partida deles contra a fraca Eslovênia.