O gol mais rápido da história da Euro e muito mais - Análise do sábado, 15/06

     Hoje, no segundo dia da Eurocopa 2024, acompanhamos três jogos - Hungria 1x3 Suíça, Espanha 3x0 Croácia, e Itália 2x1 Albânia. Hungria e Suíça fazem parte do Grupo A, enquanto as outras 4 equipes disputam entre si no Grupo B.



    

Hungria 1x3 Suíça

    Começando pela partida das 10h, os húngaros foram derrotados pelos suíços em uma partida que teoricamente seria mais equilibrada do que foi na prática. Mesmo com um gol cedo, aos 12 minutos, marcado por Kwadwo Duah, a Suíça continuou se impondo e aplicando um futebol mais dominante, e quando Aebischer ampliou para 2x0 com um golaço de fora da área - nos últimos minutos do primeiro tempo -, o jogo já parecia encaminhado. Varga chegou a diminuir para a Hungria com uma oportunidade claríssima aos 66 minutos, mas mesmo assim de nada adiantou. A partir daí a equipe húngara até dominou a posse de bola e ditou o ritmo do jogo, mas sem conseguir finalizar. Breel Embolo matou o jogo nos acréscimos do segundo tempo, dando a vitória merecida à Suíça.
    Dessa forma o grupo B segue com a Alemanha no topo, após a goleada de ontem, e a Suíça assume a segunda colocação. A Hungria se junta à Escócia na lanterna do grupo, mas ainda com chances de classificação.

Espanha 3x0 Croácia

    Em um grande jogo de futebol, a Espanha bate a Croácia por 3x0. Os três gols espanhóis saíram no primeiro tempo da partida, sendo eles: Morata (um dos grandes favoritos à artilharia da Euro, começou bem a competição apesar de uma pequena lesão que não deve tirá-lo do próximo jogo), Fabián Ruiz (o homem do jogo, além de seu gol também deixou a assistência pro primeiro gol), e Carvajal (que volta marcar logo após seu gol decisivo na final da UEFA Champions League). Apesar do 3x0, a Croácia voltou muito bem do intervalo e mesmo com ótimas oportunidades de gol e uma clara superioridade dentro de campo, não conseguiu diminuir o placar. Aos 80 minutos Bruno Petković tinha o gol aberto mas optou por cavar um pênalti ao chutar o chão, e logo depois, desperdiçou a cobrança graças ao bom goleiro Unai Simón, que foi buscar a bola no cantinho. 
    Esse jogo também foi destacado por uma marca histórica! Hoje a Espanha teve sua menor porcentagem de posse de bola (47%) em grandes torneios (Eurocopa e Copa do Mundo) desde a final da Euro 2008. Até ontem, o menor número de posse de bola registrado pela equipe espanhola nesse período de 16 anos havia sido de 56%, um número até que alto. Evidentemente a Espanha é conhecida por seu jogo paciente e com grande controle da bola, por isso foi dado bastante destaque à essa estatística.

Itália 2x1 Albânia

    Foi o jogo mais calmo e controlado da Euro até então. Contando com o gol mais rápido da história da Eurocopa (Bajrami abriu o placar inesperadamente para a Albânia com 23 segundos, após um erro de cobrança de lateral do Dimarco e falta de atenção da defesa) e uma virada após 15 minutos, a Itália derrotou a Albânia do técnico Sylvinho, ex-Corinthians, por 2x1. O gol de empate da Itália veio de uma jogada ensaiada de escanteio e um belíssimo cabeceio do zagueiro Bastoni, aos onze. Cinco minutos depois, Barella virou o jogo com um lindo chute de fora da área no cantinho do gol albanês. O resto da partida não teve nada muito empolgante, a Itália preferiu administrar o resultado e a Albânia não conseguiu encontrar forças para balançar a rede adversária outra vez.
    Portanto, o Grupo B termina a primeira rodada com a Espanha na liderança - como já era de se esperar - e a Itália na segunda colocação. A rodada 2 verá os 2 primeiros se enfrentando, enquanto a Croácia pega a Albânia e precisa vencer se quiser ter chances de se classificar para o mata-mata.