Pela 1° vez na temporada, nenhum time do Big Six venceu. 0x0 entre Liverpool e Arsenal, Chelsea e Spurs derrotados, e ambos clubes de Manchester empatando pela 3° vez seguida.
A sequência de 7 vitórias seguidas do Arsenal chegou ao fim após o empate em 0x0 contra o Liverpool, resultado esse que reflete exatamente o futebol praticado por ambas as equipes no jogo: sem graça. Novamente faltou criatividade ao time de Mikel Arteta, que mesmo jogando em casa, no 2° tempo se fechou dentro de sua própria área na esperança de ser salvo por um escanteio milagroso - que quase gerou um gol no último lance. O Liverpool também esteve longe de seu melhor, mas conseguir dominar o líder do campeonato jogando fora de casa já é um grande avanço comparado ao momento que os Reds viviam meses atrás. Em um recorte de setembro à novembro, foram 9 derrotas em 12 jogos - já são 10 jogos de invencibilidade desde então. Muito disso se dá pela adaptação que os reforços que chegaram em julho tiveram. Wirtz e Kerkez, por exemplo, tiveram uma importante evolução nas últimas semanas.
Ainda falando sobre os times do Big Six, vemos tanto o City quanto o United empatando 3 jogos de Premier League seguidos - e o próximo jogo é justamente o Derby de Manchester. A equipe do Guardiola, que vinha em uma crescente muito forte antes desses tropeços, viu um surto de lesões (e de má fase em seus principais jogadores) atrapalhar sua campanha e na rodada 21 empatou novamente, dessa vez contra o Brighton em 1x1. Já o United, que também vem de 3 empates, finalmente demitiu Ruben Amorim, que já estava balançando no cargo há mais de um ano. Ole Gunnar Solskjaer assumir como interino até o fim da temporada, quando o clube começará a procura por um novo nome.
O Chelsea também demitiu seu treinador (Enzo Maresca) e o contratado para o cargo é Liam Rosenior, ex-Strasbourg. Enquanto isso, enfrentou o Fulham com o interino McFarlane, e perdeu de 2x1. Foi até uma boa atuação considerando que jogaram com um a menos desde os 22'. Já o rival Tottenham perdeu de 3x2 para o Bournemouth e o técnico Thomas Frank vem tendo cada vez mais problemas para organizar o time. Tem sido muito frágil defensivamente e nada criativo no ataque. Grande parte da torcida dos Spurs pede a demissão do dinamarquês que chegou nessa temporada, e talvez essa troca de treinador também esteja próxima.
Destaques da semana
- Melhor jogador: Igor Thiago (Brentford);
- Melhor jovem (sub-21): Mateus Mané (Wolves);
- Melhor performance coletiva: Brentford 3x0 Sunderland;
- Melhor jogo: Newcastle 4x3 Leeds United
- Gol da semana: Harvey Barnes vs Leeds (90+12');
- Equipe da semana (4-4-2):
ZAG: Lewis Miley (Newcastle), Guéhi (Crystal Palace), Senesi (Bournemouth) e Kerkez (Liverpool);
MEIO: Harvey Barnes (Newcastle), B. Guimarães (Newcastle), S. Berge (Fulham), Aaronson (Leeds);
ATA: Igor Thiago (Brentford) e Sesko (Man United).




