Arsenal vence o Wolves com gol nos minutos finais, se mantendo na liderança. O empate teria levado o Manchester City ao 1° lugar e o Aston Villa à cola dos Gunners.
Quem será o campeão da Premier League 2025/26? Há algumas semanas essa pergunta, para muitas pessoas, já tinha uma resposta quase certa. O Arsenal parecia imbatível enquanto seus principais adversários no campeonato inglês não conseguiam manter a mesma consistência. Após algumas rodadas, o campeonato inglês nos lembrou o por quê de ser considerado o campeonato mais disputado do mundo.
Arsenal ainda é líder, mas agora com apenas 2 pontos de vantagem sob o Manchester City, que desde que Pep Guardiola assumiu o clube, passou a ser chamado de 'tubarão' justamente por sempre aparecer no retrovisor quando o líder começa a sangrar. Os Gunners venceram o Wolverhampton no sábado por 2x1, mostrando dificuldades jogando em casa contra o lanterna da liga - que pode bater o recorde de pior campanha da história da PL. O gol da vitória ter saído aos 90+4 pode ser visto como sinal de resiliência, mas considerando outros jogos recentes do Arsenal na liga (empates contra Sunderland e Chelsea, e derrota para o Aston Villa), é mais natural ver a partida desse final de semana como outro sinal da queda de desempenho do time de Mikel Arteta. Time que, novamente, nos primeiros meses da temporada parecia ser imbatível. O treinador espanhol precisa recuperar a forma e a confiança que seus jogadores vinham tendo.
Enquanto isso, o Manchester City começou a mostrar a constância que não mostrava desde abril de 2024. O Guardiola recuperou e masterizou Phil Foden como meio campista, além de conseguir encaixar no time o brilhante Rayan Cherki... Que só falta fazer chover. Quando Rodri voltar, o City tem tudo para voltar de vez ao auge e deixar de lado a má fase que viveu temporada passada. Apesar do crescimento nas atuações e da melhora nos resultados, os Cityzens não jogaram bem contra o Crystal Palace - mesmo vencendo por 3x0. Outros jogadores ainda não se encontraram e precisam se provar, como Marmoush, Reijnders, Ait Nouri e Savinho. Na Premier League nada é certo, e todo tropeço vale muito. Uma lesão pode quebrar um time, ainda mais se não houver profundidade do elenco. No momento, o City é favorito ao título inglês apesar de estar 2 pontos atrás do Arsenal. Amanhã o favorito pode ser outro: até mesmo o Aston Villa de Unai Emery, que vem de uma sequência de 10 vitórias em 11 jogos na PL e também não está tão atrás do Arsenal, apenas 3 pontos. Em dezembro e janeiro, a briga pela liderança já costuma se intensificar e se torna finalmente uma corrida pelo troféu.
Destaques da semana
- Melhor jogador: Ibrahim Sangaré (Nottingham Forest);
- Melhor jovem (sub-21): Junior Kroupi (Bournemouth);
- Melhor performance coletiva: Nottingham Forest 3x0 Tottenham;
- Gol da semana: Hudson-Odoi vs Tottenham;
- Equipe da semana (4-3-3):
ZAG: Malo Gusto (Chelsea), Konaté (Liverpool), Bassey (Fulham) e Reinildo (Sunderland);
MEIO: B. Fernandes (Man United), Morgan Rogers (Villa) e Sangaré (Forest);
ATA: Harry Wilson (Fulham), Ekitiké (Liverpool) e Hudson-Odoi (Forest).



