Em decisão polêmica, Rodri ganha mais votos que Vinicius Jr e é eleito o melhor jogador do mundo no ano de 2024.
Nesta segunda-feira (28 de outubro) ocorreu a premiação da Bola de Ouro. Rodrigo Hernández, do Manchester City, foi eleito o melhor jogador do mundo pela votação de 100 jornalistas de países diferentes. Para a controvérsia e revolta de muitos brasileiros e torcedores do Real Madrid, Vinicius Júnior ficou apenas na segunda colocação*.
Em uma temporada quase invicta, Rodri disputou 63 partidas, vencendo 50, empatando 12 e perdendo apenas 1 jogo. O volante do City marcou 12 gols (6 de fora da área) e distribuiu 14 assistências durante o período, sendo que 14 dessas 26 participações em gols afetaram diretamente o resultado do jogo - empatando ou colocando o Manchester na frente no placar. São números assustadores para um primeiro volante, e parte disso aconteceu por o Manchester City ter perdido o Gundogan (foi liberado) e o De Bruyne ter se lesionado por metade da temporada. Isso fez com que Rodri além de ser o primeiro homem de marcação, também ganhasse responsabilidades mais ofensivas, armando e finalizando mais vezes - algo que ele soube fazer com muita qualidade. Rodrigo levantou 4 troféus nessa temporada: a Supercopa da Europa, o Mundial de Clubes, a Premier League e a Eurocopa. Na Champions League ele foi eliminado nas quartas de final para o Real Madrid nos pênaltis, e na Copa da Inglaterra perdeu para o rival United na final (a única derrota de sua temporada, que por acaso quebrou sua invencibilidade de 73 jogos). Em termos individuais, ele foi eleito o melhor jogador do Mundial de Clubes, o melhor jogador da Eurocopa e foi incluído no time do ano da PFA - premiação mais prestigiada do futebol inglês. Entretanto, Rodri não foi eleito o melhor jogador da Premier League, nem o melhor jogador do Manchester City na temporada. Ambos os prêmios foram para o meia atacante Phil Foden.
Para completar, na cerimônia da France Football o argentino do Aston Villa Emiliano 'Dibu' Martínez recebeu o prêmio Yashin Trophy, dado ao melhor goleiro do ano, pela segunda vez consecutiva. Muito por conta de sua performance na Copa América, claro, mas é importante lembrar que Dibu começou a temporada 2024/25 ainda melhor do que o ano passado. Lamine Yamal, companheiro de Rodri na seleção espanhola, foi eleito o melhor jogador jovem, e a também espanhola Aitana Bonmatí recebeu a Bola de Ouro feminina outra vez (já havia ganho em 2023).
Marcos históricos
- Rodri é o primeiro jogador do Manchester City a receber a Bola de Ouro;
- Rodri é o terceiro jogador da Premier League a receber a Bola de Ouro. Os outros foram Cristiano Ronaldo (2008) e Michael Owen (2001);
- Rodri é o terceiro jogador espanhol a receber a Bola de Ouro. Os outros foram Luis Miramonte Suárez (1960) e Alfredo Di Stéfano (1957 e 1959);
- Rodri é o terceiro volante a receber a Bola de Ouro. Os outros foram Mathias Sammer (1996) e Lothar Matthäus (1990).
* - Deixando claro, este artigo é sobre a temporada do Rodri e não entramos no mérito de quem foi melhor que quem, não é um artigo de opinião. Entretanto apoiamos e encorajamos Vinicius em sua luta contra o racismo, também admiramos seu futebol alegre dentro de campo e torcemos para que ele continue a conquistar grandes coisas, tanto prêmios individuais quanto títulos com a nossa seleção brasileira.