Os jogos de hoje são França x Bélgica e Portugal x Eslovênia. No primeiro jogo do dia podemos esperar um jogo bem equilibrado e com as duas equipes jogando com muita cautela, até para tentar não sofrer com contra-ataques. Já na partida das 16h tudo indica que Portugal é o grande favorito para a vitória e classificação. Mas sempre bom lembrar: a Suíça tirou a Itália e a Eslováquia quase eliminou a Inglaterra ontem. Tudo pode acontecer.
França x Bélgica
A França não faz uma boa Euro, seus jogos na fase de grupos foram cansativos de assistir e até mesmo sem graça. O craque Antoine Griezmann foi o principal nome da França em torneios internacionais desde a Euro 2016 até hoje, tendo o Mbappé aparecendo na Copa do Mundo de 2022, Pogba e Kanté na de 2018, etc, mas o atleta mais constante e que sempre esteve presente nas boas campanhas francesas foi o Griezmann. E na Euro 2024 ele está devendo muito. Ainda não fez uma partida no nível que pode fazer, e esse é um dos motivos para a queda de rendimento da França - até porque Griezmann é o principal armador de jogadas/playmaker de sua seleção. Mbappé também não faz o melhor campeonato, e hoje é o dia que ele precisa crescer se quiser mostrar seu potencial de decisão. Ainda acho que em geral, o meio de campo francês fica muito defensivo com Tchouaméni, Kanté e Rabiot. O técnico Deschamps poderia tirar o Rabiot, que tem jogado como meia esquerda, e colocar algum ponta de origem no lugar dele. Coman ou Barcola ofereceriam algo diferente.
Já a Bélgica tem um jogo muito interessante para uma seleção menor. Eles entrarão em campo encaixados num 4-4-2, com Kevin de Bruyne e Onana (ótimo jogador, meia combativo que recupera a bola e também sabe armar, tem qualidade no drible e no passe longo, joga no Everton mas deve ser contratado por algum clube maior essa temporada) numa dupla de meio campo, Doku e Carrasco abertos trabalhando com o drible, e o Lukaku (pivô) e Openda (velocidade) lado a lado no ataque. É uma seleção que oferece muito perigo no contra-ataque e deve se fechar para jogar por lançamentos hoje contra a França. Ainda mais tendo os passes do craque De Bruyne para a velocidade e leitura de jogo dos outros 4.
Expectativa: Bélgica para jogar com muita cautela e esperar por uma bola, sem dar espaço para os contra-ataques do Mbappé. França dominará o jogo e é a favorita para a classificação.
Portugal x Eslovênia
Não tem muito segredo, Portugal é disparado o melhor entre esses dois países. Aquela derrota por 2x0 para a Geórgia não significa tanto, considerando que era o time reserva português e o único titular que jogou naquela derrota foi o Cristiano Ronaldo. Portugal hoje volta com o time titular, tendo Rafael Leão, Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Vitinha, João Félix e CR7 como sexteto ofensivo, além dos laterais Cancelo e Nuno Mendes que sempre podem oferecer corridas ofensivas e dribles desconcertantes. É uma equipe bem montada e que pela primeira vez nos últimos anos tem um treinador diferente. Fernando Santos ficou 8 anos treinando a seleção e venceu só a Euro 2016, e recebeu muitas críticas da torcida - até porque essa é a geração de ouro portuguesa. Agora com Roberto Martínez o país tem um novo e mais ofensivo estilo de jogo pela primeira vez em um torneio internacional desde o início da década passada. Martínez foi aquele treinador da seleção belga que eliminou o Brasil e foi a terceira colocada da Copa do Mundo de 2018. Futebol ofensivo e legal de se assistir, mas antes precisa encaixar. A vitória contra a Turquia por 3x0 foi o grande momento de Portugal nessa Eurocopa até aqui.
A Eslovênia parece não ter futebol o suficiente para enfrentar Portugal, apesar de ter conseguido arrancar um empate de 0x0 contra a Inglaterra na fase de grupos. O goleiro Jan Oblak é muito bom e pode operar milagres possíveis de salvar os eslovenos em certos momentos do jogo, e o jovem centroavante Sesko não tem o costume de desperdiçar quando uma oportunidade de gol cai no pé dele. A Eslovênia é boa no jogo aéreo e esse é um fator importante. Ainda assim será complicado arrancar a classificação das mãos dos portugueses.
Expectativa: Portugal classificado com certa facilidade.
.png)