Quase zebras, mas tudo correu como esperado - Análise das oitavas pt.2

    Em dois jogos com a narrativa de uma grande seleção enfrentando um país menor, os dois maiores levaram a vitória. Mas por incrível que pareça, as pequenas Eslováquia e Geórgia deram algum trabalho, chegando a abrir o placar e ficar na frente por alguns minutos (Geórgia) ou até mesmo até o último lance do jogo (Eslováquia). Ainda assim, a virada veio para acabar com a graça delas, eliminando-as e classificando Inglaterra (enfrentará a Suíça) e a Espanha (a Alemanha) para a fase das quartas-de-final.


Inglaterra 2x1 Eslováquia

    Ainda mais desorganizada do que nos outros jogos, a Inglaterra foi totalmente nula o jogo inteiro e não merecia a classificação. O ponta direita Schranz, da Eslováquia, marcou seu terceiro gol nessa Euro (artilheiro) e abriu o placar do jogo logo aos 25 minutos, já deixando os ingleses com medo da eliminação. E essa pequena vantagem durou muito tempo, mesmo com a Inglaterra dominando a posse de bola e tentando empatar o jogo. Aos 51', Phil Foden chegou a balançar as redes mas o gol foi anulado por impedimento, deixando a torcida ainda mais frustrada. Durante esse segundo tempo o técnico Southgate chegou até mesmo a experimentar o ótimo ponta direita do Arsenal, Bukayo Saka, na lateral esquerda, algo que irritou muito a torcida dos gunners e fez a mídia inglesa ironizar o treinador por ter levado uma brincadeira da internet a sério e ter feito esse experimento em um jogo de mata-mata. Demorou, mas aos 90+5' de jogo o Bellingham empatou o jogo com um chute de bicicleta e com isso o jogo foi levado à prorrogação. Logo no primeiro minuto da prorrogação, a Inglaterra virou o jogo com um cabeceio do centroavante Harry Kane, que matou o jogo naquele mesmo momento. A partir daí a Eslováquia até tentou o empate, mas de nada adiantou, 2x1 no placar.
    Agora a Inglaterra pega a Suíça no dia 6 de julho, e é o adversário mais forte que eles terão enfrentado nessa Euro até aqui, sendo um desafio a ser observado. Ficará cada vez mais difícil, e se os ingleses não derem jeito, era melhor ter caído aqui mesmo nas oitavas.

Espanha 4x1 Geórgia

    Essa é a exata definição de 'jogo de um time só'. Mesmo com o primeiro gol do jogo sendo da Geórgia ali nos 15 minutos (gol contra do Le Normand), o domínio espanhol foi tão absoluto que chegou em momentos do jogo onde a posse de bola estava em 90% contra 10% e eles chegaram à quase 20 chutes no primeiro tempo. São números surreais. O gol de empate saiu aos 39' com um golaço de fora da área do volante Rodri, deixando seu país mais tranquilo. Já no segundo tempo a Espanha desencantou de vez. Precisava abrir a porteira para os outros gols saírem, e quando abriu, já era. Fabián Ruíz aos 51', Nico Williams aos 75', e Dani Olmo aos 83'. Destaque para a ótima partida de Rodri, Nico Williams, Fabián e Laporte, e ainda acho que o atacante Morata poderia estar entregando mais, até por causa do nível dos criadores de chances e organizadores de jogo que ele tem ao seu redor. É muita qualidade reunida, e ele é o único dos titulares que tem a característica de "fazedor de gol". 1 gol em 3 jogos não é o suficiente pro centroavante de um time desse.
    Nas quartas a Espanha enfrenta a poderosa Alemanha, no duelo que coloca as 2 seleções que praticam o melhor futebol dessa Euro para se enfrentar e eliminar uma à outra. Será um jogo muito bom e as expectativas são altas. 5 de julho.