Após os últimos jogos da fase de grupos na quarta-feira, foram definidos todos os confrontos das oitavas-de-final e o chaveamento completo do mata-mata, que começa hoje e termina com a final no dia 14. Os jogos de hoje são Suíça x Itália (13h) e Alemanha x Dinamarca (16h). Mais abaixo no artigo, os favoritos e as expectativas para os jogos de hoje.
Suíça x Itália
Começando pelo primeiro jogo de hoje, essas seleções se enfrentam em um dos confrontos mais equilibrados do torneio até aqui. A Suíça possui uma defesa muito forte e experiente, com Sommer no gol, Akanji, Schar e Ricardo Rodríguez compondo um trio de zaga, e Xhaka e Freuler como volantes. Portanto os suíços conseguem se defender muito bem num 5-2-3, e ao atacar com um 3-2-4-1 também jogam um futebol muito efetivo na criação e na conversão de chances. O empate contra a Alemanha na última rodada da fase de grupos ficou marcado por isso, conseguiram uma ótima chance logo cedo no jogo e não desperdiçaram, abdicando de jogar e se fechando na defesa para o resto do jogo (o que deu errado por conta do gol de empate alemão nos acréscimos do segundo tempo, mas quase funcionou).
Já a Itália não tem se portado bem recentemente. É uma seleção que se baseia muito nas bolas paradas, e sem isso não está conseguindo jogar seu melhor futebol. Peca na criação de chances e erros defensivos podem acabar custando a classificação. Dois detalhes muito positivos e importantes sobre os italianos nessa Euro são que eles têm sido muito clínicos na frente do gol, nas poucas vezes que tiveram chances claras eles conseguiram converter, e o goleiro Donnarumma é muito capaz de operar milagres na frente do gol (inclusive é um ótimo defensor de pênaltis).
Expectativa: Suíça se classifica em um jogo de poucos gols (jogo apertado, Itália também tem chances e é um dos jogos com mais probabilidade de prorrogação e pênaltis nessas oitavas).
Alemanha x Dinamarca
Ainda hoje, às 16h, a Alemanha enfrentará a Dinamarca em um jogo que provavelmente será de um time só. A Alemanha está jogando em casa e vem demonstrando muito talento e união nessa Euro, o time se encaixou como uma luva e é muito difícil de imaginar a Dinamarca sendo o país que acaba com o sonho alemão do título. O principal destaque deles é o quinteto de meio de campo, com Andrich recuperando bolas, Kroos organizando o jogo, Gundogan e Wirtz criando oportunidades e o Musiala resolvendo no drible, tendo Kimmich e Mittelstadt bem abertos de cada lado oferecendo amplitude e bons passes/cruzamentos para o "atacante" Havertz. É um futebol bonito, vistoso e efetivo praticado pelo treinador Julian Nagelsmann, mas que não é a melhor em bolas paradas, às vezes oferecendo muitas chances assim (como foi contra a Hungria) ou até mesmo sofrendo gol assim (contra a Escócia). Em geral é a favorita para ser campeã.
A Dinamarca não vem bem. Fez ótima campanha na Eurocopa de 2021, mas não manteve o nível na desse ano. Se classificou da fase de grupos com 3 empates e 0 vitórias, 2 gols marcados e 2 sofridos. Não teve medo quando enfrentou uma seleção superior (Inglaterra) na fase de grupos e até mesmo foi melhor que o English Team no jogo, mas a falta de regularidade na criação de chances é o que preocupa. Parece depender muito de escanteios e chutes de longe, mas se essa estratégia funcionar já está bom.
Expectativa: Alemanha vence com certa tranquilidade, apesar da Dinamarca tentar impor alguma pressão no segundo tempo.