E as oitavas-de-final da Eurocopa 2024 tiveram início! Os primeiros confrontos tiveram o mesmo resultado, com a Suíça e a Alemanha vencendo a Itália e a Dinamarca, respectivamente, por 2x0. Como já havia sido previsto no Kick Aqui, a Suíça conseguiu surpreender muita gente ao eliminar a Itália (atual campeã) da Euro, demonstrando muita superioridade dentro das quatro linhas. A Alemanha seguiu o que já era esperado e teve uma vitória dominante contra a Dinamarca em um jogo que foi temporariamente suspenso pela chuva. Amanhã teremos Inglaterra x Eslováquia às 13h e Espanha x Geórgia às 16h. O vencedor do primeiro jogo será o adversário da Suíça nas quartas-de-final, enquanto quem ganhar o segundo pega a poderosa Alemanha na próxima fase.
Suíça 2x0 Itália
É justo dizer que a Suíça dominou completamente a Itália no primeiro tempo e que tirando um momento de perigo aos 74 minutos em que os italianos conseguiram finalizar algumas vezes, o jogo foi de um time só. Os suíços mereceram muito a vitória, que começou com o gol do meio campista Freuler em uma bonita jogada coletiva aos 37', e o segundo gol foi do Ruben Vargas, com um belo chute de longe que acertou o ângulo do goleiro Donnarumma.
Para os que estudaram um pouco as equipes e sabiam da forma que ambas vinham jogando já era possível ter uma ideia do que iria acontecer e de que não seria um jogo de muitos gols (até pelo ótimo sistema defensivo dos dois países), já que a Itália sofreu na fase de grupos e a Suíça se saiu bem e quase venceu a Alemanha no jogo anterior, mas ainda assim é surpreendente e um pouco chocante ver uma seleção do tamanho da Itália cair logo nas oitavas da Euro - ainda mais sendo dominada da forma que foi. O próximo jogo dos suíços será nas quartas do torneio enfrentando o vencedor de Inglaterra e Eslováquia, o primeiro jogo de amanhã.
Alemanha 2x0 Dinamarca
O primeiro tempo deste jogo foi bem menos empolgante que o segundo, até pela pausa que houve no jogo lá pelos 33 minutos. A chuva estava muito forte e muitos raios caíam na cidade de Dortmund, portanto a arbitragem, para proteger os jogadores, suspendeu a partida por cerca de 25 minutos e esperou a tempestade diminuir. Depois disso o jogo voltou como se nem tivesse parado, no mesmo ritmo lento que o resto do primeiro tempo tinha tido. As duas equipes voltaram do intervalo pegando fogo, principalmente a Alemanha, que teve milhares de oportunidades no segundo tempo e poderia facilmente ter sido uma goleada. A Dinamarca teve 1 gol anulado por um impedimento milimétrico do zagueiro Andersen logo aos 50', e em seguida o próprio defensor cometeu um pênalti polêmico após o cruzamento do Raum e o leve toque de mão involuntário do zagueiro. A tecnologia ajudou muito a arbitragem na decisão dos lances e também para fazer com que a análise não tomasse muito tempo do jogo. O atacante Havertz foi quem cobrou a penalidade, abrindo o placar e aquecendo o jogo. A partir daí a Dinamarca até tentou aplicar alguma pressão e conseguiu dominar a posse de bola, mas não adiantou de muito pois acabou cedendo vários contra-ataques, um deles resultando no gol do jovem Musiala aos 63', que de certa forma acabou definindo o jogo. Os alemães ainda tiveram muitas chances de gol e poderia facilmente ter sido uma goleada caso o Sané tivesse convertido sua oportunidade e o Havertz não tivesse perdido 4 gols. No finalzinho o meia Florian Wirtz marcou o terceiro da Alemanha, mas para o azar do jovem o gol foi anulado.
A Alemanha enfrentará o vencedor de Espanha x Geórgia, o segundo jogo de amanhã. Uma vitória da Geórgia seria heróica e completamente inesperada, visto que a Espanha é uma das favoritas ao título, praticando um futebol muito positivo, e a Geórgia - de acordo com o ranking da FIFA - é a menor seleção dentre todas disputando a Euro e a Copa América. Portanto o esperado é um duelo entre Alemanha e Espanha nas quartas, talvez as duas principais favoritas considerando o futebol jogado.