Espanha 2x1 Inglaterra
Um primeiro tempo muito lento nos mostrou a Espanha cautelosa com medo de tomar contra-ataques, amarrando mais o jogo e segurando mais a bola, e uma Inglaterra retranqueira com medo de jogar. O progresso que havia sido feito na vitória em cima da Holanda na semi-final foi totalmente desfeito, até por conta da má ideia que o técnico Southgate teve de voltar a usar aquela formação tática que os ingleses começaram o torneio usando (4-2-3-1) e abandonando o 3-4-2-1 que fez a equipe jogar bem pela primeira vez nessa Euro.
O segundo tempo voltou mais animado, com o ponta direita do Barcelona Lamine Yamal dando a assistência para seu futuro parceiro de time, Nico Williams, abrir o placar após menos de 2 minutos da volta do intervalo. A partir daí já foi possível sentir certo desespero por parte da Inglaterra, que não conseguia fazer as coisas darem certo nem criar boas oportunidades. Southgate tirou o grande artilheiro Harry Kane e o jovem Kobbie Mainoo para colocar Ollie Watkins e Cole Palmer, a dupla responsável pelo gol que classificou o English Team para a final. Palmer, com um golaço de primeira de fora da área, acertou o cantinho do gol espanhol e empatou o jogo 3 minutos depois de entrar em campo, demonstrando um impacto imediato. Essa alegria não durou muito, visto que aos 86' o atacante Oyarzabal recebeu um ótimo cruzamento/lançamento rasteiro do Cucurella e bateu pro fundo do gol, desempatando o jogo e decidindo para os espanhóis. Nos acréscimos a Inglaterra ainda teve a chance do empate numa cobrança de escanteio, onde 3 cabeceios foram disparados no gol espanhol, mas a bola não quis entrar. Primeiro uma grande defesa do Unai Simón, depois o meia Dani Olmo, com um bloqueio espetacular, tirou a bola em cima da linha, e o terceiro cabeceio foi para fora. Com isso a Espanha conseguiu a conquista do tetracampeonato da Eurocopa, se isolando como a maior vencedora do torneio em toda a história.
O desempenho da Espanha na Euro 2024:
A Espanha, que já havia ganho a UEFA Nations League em junho do ano passado, foi campeã merecidamente da Eurocopa 2024. O alto desempenho coletivo foi o diferencial dessa equipe, que venceu todos os 7 jogos que disputou - enfrentando oponentes difíceis como Croácia, Itália, Alemanha, França e Inglaterra.
Lamine Yamal, eleito o melhor jovem da competição, subiu de patamar nesse período fazendo 1 gol e dando 4 assistências aos 16/17 anos. Promete fazer uma grande temporada pelo Barcelona. De certa forma o mesmo pode ser dito sobre o Rodri (afinal mesmo com as pessoas se acostumando com seu nível, ele sempre encontra uma forma de surpreender), que foi escolhido como o melhor jogador da Euro e deve competir pela Bola de Ouro com Vinícius Júnior e Jude no final do ano.
Além dos 2 espanhóis que foram premiados, é importante destacar também o desempenho do lateral Cucurella (que vem de duas temporadas muito ruins no Chelsea e essa campanha dominante na Euro pode elevar sua moral para 2024/25), o meia Fabián Ruiz, que atingiu um nível altíssimo mostrando muita classe organizando o jogo e qualidade nas finalizações, e o meia atacante Dani Olmo, que começou como reserva mas virou titular após a lesão de Pedri contra a Alemanha, decidindo todos os duelos do mata-mata. Gol na Geórgia, gol e assistência contra os alemães, gol contra a França, e tirou o gol da Inglaterra em cima da linha nos acréscimos do segundo tempo. Brilhante e decisivo. Deve sair do RB Leipzig nas próximas semanas para ser destaque de um time de elite.
O desempenho da Inglaterra na Euro 2024:
A incompetência do treinador e a baixa performance de jogadores especiais pesaram e fizeram os ingleses perder a final. Considerando o futebol jogado, a Inglaterra até foi longe demais nessa Euro. Jogaram um futebol ridículo e talvez sequer deveriam ter passado da fase de grupos. Sofreram contra todos os adversários que enfrentaram, tendo atletas brilhantes como Phil Foden, Harry Kane, Bukayo Saka, Cole Palmer, Jude Bellingham e muito mais. Basta saber como a federação inglesa lidará com esse desempenho pífio do país na competição. Após a classificação para a final, rumores apontavam que o contrato de Gareth Southgate seria renovado - o que é um absurdo. Veremos.
14/07/2024