Após o empate de 1x1 entre a Colômbia e a seleção brasileira, a fase de grupos da Copa América 2024 oficialmente se encerrou, e hoje começa o mata-mata. Os 4 duelos das quartas-de-final são: Argentina x Equador (04/07), Venezuela x Canadá (05/07), Colômbia x Panamá e Brasil x Uruguai (ambos em 06/07). Nesse artigo você lerá sobre quem se saiu melhor na primeira fase, quem decepcionou, e os favoritos para cada confronto.
Argentina x Equador
Hoje às 22h a Argentina enfrenta o Equador. A atual campeã do mundo venceu os 3 jogos da fase de grupos e vem sendo uma das seleções mais consistentes do planeta, com 41 vitórias, 3 empates e 2 derrotas nos últimos 46 jogos, e nesse início de Copa América não decepcionou, vencendo o Canadá e o Chile por 2x0, e o Peru por 1x0. É o único país que ainda não sofreu gol no torneio, e muito disso se deve à defesa excepcional da Argentina. No gol, o icônico Dibu Martínez que se consagrou na última Copa do Mundo com aquela defesa milagrosa no último lance da final, e também por todos os pênaltis defendidos por seu país. A dupla de zaga impõe muito respeito e juntos são imbatíveis, sendo eles Cristian Romero e Lisandro Martínez. MacAllister e Enzo Fernández no meio de campo juntos fazem mágica, entre os grandes organizadores de jogo do futebol mundial hoje talvez eles só fiquem atrás do Rodri e do Kroos, portanto a Argentina também está muito bem nesse setor. Já no ataque ainda é dúvida quem são os titulares. Messi e mais 2 vagas que ficam entre Lautaro Martínez, Julián Álvarez e Di María. É um elenco muito completo, e tendo o Messi no time essa equipe se torna ainda mais forte. O craque ainda não marcou gol nessa Copa América, mas tem feito uma campanha brilhante em termos de chances criadas, tendo jogado 2 jogos e criado 6 oportunidades claras de gol, e 11 passes decisivos. Enquanto isso, o centroavante Lautaro é o atual artilheiro da competição, tendo 4 gols em 3 jogos.
Já o Equador não veio tão bem quanto se esperava. Venceram a Jamaica por 3x1, empataram com o México em 0x0 e perderam para a Venezuela por 2x1 de virada e com um jogador a menos. Caso eles tivessem terminado o grupo em primeiro, enfrentariam o Canadá e seriam muito capazes de se classificar para a semi, mas pegando a Argentina logo no primeiro jogo do mata-mata suas chances caem bastante. Chato, pois esse time do Equador é um dos melhores que eles conseguiram construir recentemente, tendo uma boa defesa com Félix Torres, Pacho e Hincapié, e um meio de campo sólido com Moisés Caicedo, Alan Franco, Kendry Páez e Sarmiento. Mas é uma geração ainda muito jovem que tem muito a evoluir então nos próximos torneios internacionais devem dar as caras de novo. Repetindo, hoje é muito difícil vê-los aprontando para cima da Argentina, então não ter ficado em primeiro no grupo custou caro.
Expectativa: Vitória segura e tranquila da Argentina em jogo com poucos gols.
Venezuela x Canadá
Provavelmente o duelo menos empolgante dessas quartas-de-final, já que nenhuma dessas seleções prometem disputar o troféu, apesar da Venezuela ter sido uma das três que conseguiram vencer todos os jogos da fase de grupos. Mesmo com esse lado positivo, ainda é muito difícil imaginar um mundo onde eles levantam o troféu da Copa América. Possuem bons jogadores, como os zagueiros Ferraresi (São Paulo) e Osorio (vem de uma temporada consistente no Parma), o ótimo meio campista Yangel Herrera do Girona, o ponta Soteldo - que já marcou seu nome aqui no futebol brasileiro - e o centroavante Salomón Rondón, que já rodou a Premier League por 6 anos, jogando em times como Newcastle, Everton e West Brom. A atual campanha venezuelana nessa Copa América conta com a vitória sobre o Equador por 2x1, o 1x0 em cima do México e um sonoro 3x0 para cima da Jamaica, que veio à passeio e perdeu todos os jogos.
Esse jogo de amanhã será muito equilibrado mas se for para pintar um favorito, é possível dizer que a Venezuela chega melhor, principalmente por conta de sua campanha 100% no torneio enquanto o Canadá sofreu para vencer da fraca seleção do Peru mesmo tendo um jogador a mais e não conseguiu vencer o Chile no mesmo cenário de um jogador chileno expulso desde o início do jogo. O outro jogo deles foi contra a Argentina, onde houve um domínio absoluto e foi apenas 2x0 mas poderia ter sido uma grande goleada se não fosse por azar/incompetência em finalizações da equipe liderada por Lionel Messi. Os principais jogadores do Canadá são os alas Alistair Johnston, Buchanan e Alphonso Davies, os meias Koné e Eustaquio, e o atacante Jonathan David, que marcou o único gol canadense nessa Copa América.
Expectativa: Jogo disputado que será definido nos erros. Ambos tem chance de passar, mas a Venezuela tem um pouquinho mais e por isso é a favorita para o confronto.
Colômbia x Panamá
A fase que a Colômbia vive é espetacular. 26 jogos de invencibilidade, tendo vitórias contra Brasil, Espanha, Alemanha, e algumas goleadas nesse caminho. Estão fazendo uma boa Copa América, vencendo o Paraguai por 2x1, a Costa Rica por 3x0 e empatando em 1x1 com o Brasil. Conseguiram liderar o grupo tendo 7 pontos, jogando nós brasileiros para enfrentar o poderosíssimo Uruguai no mesmo dia, o que deixou aquele empate com um gostinho de derrota. Enquanto nosso caminho complicou, a Colômbia enfrentará o pequeno Panamá nas quartas da Copa América, um adversário que teoricamente não está no mesmo nível dos demais. Enfim, os destaques da Colômbia são: o lateral direito Daniel Muñoz - vem de um ótimo fim de temporada, surpreendendo toda a Premier League com suas performances pelo Crystal Palace -, James Rodríguez (é o líder de assistências do torneio com 3, e dispensa comentários), Jhon Arias e Richard Ríos (do Fluminense e do Palmeiras, juntos ao Lerma fazem um meio de campo muito poderoso e que se impõe a qualquer adversário, dominou o meio brasileiro na terça-feira), e os atacantes Luís Díaz e Jhon Córdoba. Ainda possuem reservas que podem mudar o jogo, como os velozes atacantes Jhon Durán e Sinisterra, o meia Uribe e o ponta Asprilla. A seleção colombiana é uma das favoritas ao título da Copa América 2024 e podem muito bem surpreender as pessoas que não estão muito por dentro do quão bom esse time se tornou.
O Panamá chocou muita gente ao eliminar os Estados Unidos na fase de grupos, vencendo os americanos por 2x1 e depois ganhando da Bolívia por 3x1, confirmando sua classificação para o mata-mata. Sem sombra de dúvidas é a seleção menos conhecida de todas essas que foram para o mata-mata, e o jogador mais popular da equipe talvez seja o ala direito Michael Murillo, que hoje joga no Olympique Marseille e já passou pelo RB Salzburg e Anderlecht. Ninguém está confiando muito no Panamá, mas é seguro dizer que eles não são o pior time do mata-mata. Coletivamente o desempenho da seleção panamenha é muito superior ao do Canadá por exemplo, e é uma pena que o primeiro jogo deles na fase de eliminação já seja contra um time tão poderoso quanto é esse que a Colômbia montou, pois as chances de uma zebra aqui são bem pequenas.
Expectativa: Vitória da Colômbia em um dos jogos com mais gols desse mata-mata (não necessariamente uma goleada). Difícil projetar a partida que o Panamá fará, existem tanto cenários onde eles conseguem colocar pressão nos colombianos, quanto outros cenários onde eles são amassados. O primeiro é mais provável.
Brasil x Uruguai
O Brasil, que não vem jogando bem, já começa o mata-mata com um desafio gigantesco para tentar provar que merece o troféu. Enfrenta um ótimo Uruguai que finalmente voltou a viver de um bom futebol ofensivo de muitos gols e de jogadores de muita qualidade. Para piorar a nossa situação, o Brasil não terá o Vinícius Júnior nesse jogo, já que ele foi suspenso por levar dois cartões amarelos na fase de grupos. Mesmo com ele não desempenhando o esperado pela seleção, é uma grande perda pois independente disso ele é o melhor jogador do país e fará falta. Para o lugar dele o Dorival tem três opções: Endrick de centroavante, jogando o Rodrygo para o lado esquerdo; Savinho na ponta direita, jogando o Raphinha pra esquerda; uma simples entrada do Martinelli no lugar do Vini Jr. As duas primeiras são mais prováveis, e tudo dependerá do quão maturo o Dorival acredita que o Endrick está nesse momento. Se for o suficiente, ele será o titular e o Rodrygo fará a esquerda. Tirando isso, não são esperadas mais mudanças no time para esse jogo, o que complica muito a situação pois o atual meio de campo está sendo um desastre. Douglas Luiz e Andreas Pereira, com a qualidade que têm e a capacidade de mudar o estilo de jogo para algo mais dinâmico e organizado, não podem mofar no banco da forma que o treinador brasileiro está fazendo. Assim como o lateral Yan Couto não pode ficar no banco para o Danilo, que tem mais atrapalhado do que ajudado a seleção recentemente.
Já o Uruguai vem embalado, tendo o ponta Max Araújo - um dos destaques uruguaios dessa edição - como dúvida para o jogo por uma leve lesão sofrida na partida passada. De resto é o time titular sem desfalques, tendo Ronald Araújo, Valverde, Ugarte, Pellistri, Arrascaeta e Darwin Núñez como principais jogadores. Além do Arrasca, camisa 10 do Uruguai, o ótimo meia De La Cruz e o lateral esquerdo titular Matías Viña também jogam no Flamengo. Durante a fase de grupos eles venceram o Panamá por 3x1, a Bolívia por 5x0 e os Estados Unidos por 1x0. O Uruguai de Marcelo Bielsa está voando e dará muito trabalho pra seleção brasileira.
Expectativa: Jogo equilibrado com gol do Uruguai no primeiro tempo e o Brasil pressionando bastante no segundo em busca de um gol. O Uruguai é o favorito para a classificação.